Seu empreendimento possui um Mapa de Métricas?

por Inteligência Dgbz

Publicado em 10 de Agosto, 2018 as 11:08


A determinação dos resultados-chave para medir a performance de marketing e de vendas é fundamental para manter o controle do seu negócio.


Como já pontuamos no nosso artigo sobre “A importância de medir as Taxas de Conversão no Mercado Imobiliário“, um dos maiores desafios das empresas do segmento imobiliário é definir e manter uma análise consistente das métricas que apontam o desempenho das diversas áreas envolvidas no processo de vendas de imóveis. Afinal, é na medição e interpretação correta dessas informações onde moram grandes oportunidades de crescimento.

As empresas do segmento seguem desatualizadas e ainda hesitantes em adotar novas práticas em seus modelos de negócio e processos de venda de imóveis. Uma grande parte das incorporadoras e imobiliárias ainda possuem grande dificuldade de entender quais são os principais indicadores de desempenho e como utilizá-los para otimizar seus resultados e tomar decisões inteligentes.

Medição de Métricas: Obstáculo ou Oportunidade?

Para ter controle sobre os processos que fazem parte de um negócio, é importante entender quais os resultados que são fundamentais para medir a performance dos diferentes processos e profissionais que estão envolvidos. Por exemplo, como medir o desempenho e a produtividade da sua equipe de vendas? E como medir as campanhas de Marketing on e offline e saber se estão sendo eficientes?

Um dos principais motivos que dificultam o levantamento desses indicadores chaves e implementação das métricas em empresas do mercado imobiliário é a falta de conhecimento da equipe de gestão em tecnologias mais atuais que auxiliem nesse processo, além da ineficiência da equipe de alimentar esses dados corretamente, muitas vezes resultando em métricas sem acuracidade.

Leia mais sobre A Importância de ter um CRM no Mercado Imobiliário.

Porém, ter essas métricas pré-determinadas e constantemente atualizadas pode te dar a visão necessária para responder como estão seus negócios, além de permitir que você encontre oportunidades para otimização e corrija processos que às vezes exigem muito investimento para pouco retorno. Para isso, você precisa criar um mapa de métricas.

O que é um Mapa de Métricas?

O mapa de métricas tem tanto a função de listar todos os resultados-chave para medição da sua performance, quanto a de elencá-los por ordem de relevância e interligar aqueles que se relacionam. Veja algumas métricas que você pode medir e monitorar para entender melhor como está seu negócio:

Porém, é muito importante que você domine a relevância desses indicadores de performance que vai usar como base na criação de ações estratégicas. Afinal, uma informação, por mais importante que seja, perde totalmente a sua utilidade quando não é interpretada corretamente.

Já falamos bastante sobre como medir a taxa de conversão, um dos principais indicadores de performance, em outro artigo. Veja algumas métricas que você pode medir e monitorar para entender melhor como está seu negócio:

ROI

O ROI (Return On Investment, ou seja, Retorno Sobre Investimento) é a métrica que irá lhe dizer qual é o seu possível retorno financeiro sobre todo o investimento que você fez para a venda de um produto. Ele pode ser dividido em categorias para você entender melhor a performance de cada setor, por exemplo: o ROI de marketing permite que você entenda qual retorno você pode receber a partir do seu investimento em marketing.

Por exemplo:

Tenho 40 unidades de um empreendimento para vender, e cada unidade deve ser vendida em média por R$ 200 mil, ou seja, tenho um VGV (Valor Geral de Vendas) de R$ 8 milhões. Se desejo ter uma lucratividade de 16% sobre o valor do meu VGV, e pretendo investir 2% dele em marketing, meu ROI de marketing será de 700%. Ou seja, a cada R$ 1,00 investido em marketing, você irá lucrar R$ 7,00.

 

 

ROI Imobiliário

A DGBZ Marketing Imobiliário desenvolveu uma forma de calcular o ROI de marketing e deixá-lo mais fácil de ser entendido pelo mercado imobiliário. Seu resultado permite visualizar quantas unidades do empreendimento precisam ser vendidas para cobrir o investimento de marketing.

Continuando com o exemplo:

Se cada unidade custa R$ 200 mil e meu investimento será 2% do meu VGV, meu ROI imobiliário será de 5 unidades.

 

Existem muitas outras taxas que podem ser calculadas para representar cenários, facilitar seu entendimento e expor resultados. Se quiser saber mais sobre métricas para avaliar a performance de marketing e de vendas do seu empreendimento, entre em contato com a DGBZ Marketing Imobiliário.

 

 


Leia outros artigos sobre o Mercado Imobiliário nos links abaixo:

 

 

 


Comentário:


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