Qual é o impacto da Inteligência Artificial nos negócios?

por Inteligência Dgbz

Publicado em 20 de Dezembro, 2017 as 09:12


De acordo com a Weber Shandwick, importante empresa mundial de relações públicas, 68% dos CMOs globais (Chief Marketing Officer) dizem que suas organizações estão se planejando para a era da Inteligência Artificial (IA) ou já estão utilizando a tecnologia.

Essa é  uma tendência que teve os investimentos triplicados no ano de 2017: cada vez mais as empresas — em especial os times de marketing — se dão conta de que a IA ajuda a tomar decisões mais rápidas. Com o avanço da tecnologia, explora-se o desenvolvimento de novos modelos de negócios criativos.

Com impacto nos setores de varejo e manufatura, construção civil, transporte, finanças, assistência médica, educação e muitos outros, a inteligência artificial tem sido aplicada em milhares de empresas pelo mundo todo, e tem um grande potencial de transformação da economia a ser explorado.

Assim como o aprendizado de máquina (AM) — capacidade da máquina de automatizar tarefas, melhorando o próprio desempenho sem intervenções humanas — a IA vem, nos últimos anos, buscando aperfeiçoamento nos sistemas de aprendizado supervisionado. Ou seja: as máquinas recebem uma enorme quantidade de exemplos de respostas corretas para determinados problemas.  

Desse modo, é possível realizar a previsão de resultados com base nos dados sobre comportamento, percepção, cognição, entre outras categorias. Infinitas possibilidades tendem a se desenvolver cada vez mais, como o reconhecimento de voz, o reconhecimento de imagem, as análises que ajudam a descobrir novos padrões — nas disseminação de doenças, nos hábitos de compras dos clientes, nas oscilações de preços de títulos do mercado, e assim por diante.

Algumas mudanças produzidas pela tecnologia da IA têm sido bem-sucedidas. É o caso de empresas como a norte-americana Udacity, que utiliza o sistema de aprendizado de máquinas supervisionado para relacionar interações, gerar previsões, treinar a própria equipe de vendas e melhorar o desempenho em 54%.

A integração entre aprendizado de máquina, inteligência artificial e capacidades humanas produz transformações principalmente entre três níveis: tarefas e funções, processos de negócios e modelos de negócios. Essa “revolução tecnológica” complementa as atividades humanas, agrega mais valor ao trabalho, cria um cenário de vantagens para as organizações e contribui com inovações nos negócios e na economia.

Leia mais sobre o tema na Harvard Business Review

 


Comentário:


Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.

Nested Start Bootstrap August 25, 2014 at 9:30 PM

Cras sit amet nibh libero, in gravida nulla. Nulla vel metus scelerisque ante sollicitudin commodo. Cras purus odio, vestibulum in vulputate at, tempus viverra turpis. Fusce condimentum nunc ac nisi vulputate fringilla. Donec lacinia congue felis in faucibus.